top of page

Fundamento Teórico

Forças e Campos de Força

Os seus efeitos na saúde humana

Para explicar todos os fenómenos físicos que ocorrem no Universo existe a Física, como todos nós sabemos. Quando os físicos observam interacções entre a matéria chamam a essas interacções “forças”. Associados a essas forças existem campos, que são zonas do espaço onde se sente os efeitos dessas forças.

Perceber como funcionam os campos não é complicado, basicamente temos de ter em conta que são gerados por propriedades da matéria, tais como a carga eléctrica, massa, entre outras, e que variam de acordo com determinados parâmetros físicos como por exemplo a distância entre corpos na atracção gravitacional.

Existem quatro grandes forças no Universo, duas delas são bastante conhecidas por todos nós! Quem não sabe que a Terra gira à volta do Sol porque há uma atracção chamada gravidade que não nos deixa à deriva no espaço? Ou que tudo à nossa volta é visível porque existe a onda electromagnética, mais conhecida por luz? Os outros tipos de forças são a força fraca e a força forte que ocorrem ao nível dos núcleos do átomo.

Campo Electromagnético

Alguns de vocês devem já ter-se questionado o porquê de não terem sido referidas as forças eléctrica e magnética.

Isto deve-se ao facto de elas já se encontrarem unificadas numa única força já referida: a força electromagnética. Esta foi uma das primeiras grandes unificações da Física. Há já algum tempo, no século XIX, que se observaram correlações entre estas forças. A verdade é que quando uma delas existe, a outra existe necessariamente.

Já em 1820, Hans Christian Ørested ao aproximar uma bússola a um fio ligado aos pólos de uma pilha eléctrica, verificou que a agulha se orientava perpendicularmente ao condutor eléctrico. Michael Faraday verificou também que conseguia induzir uma corrente eléctrica a partir de um campo magnético em movimento.

Maxwell deu forma matemática a estas relações e deduziu quatro equações que relacionam os campos magnético e eléctrico:

Estas equações, que são a base do electromagnetismo, podem não indicar muito para quem não está familiarizado com esta linguagem matemática, mas elas dizem-nos uma coisa: o campo eléctrico e o campo magnético existem num só, o campo electromagnético! Este campo viaja na forma de uma onda e assume um espectro alargado de frequências que vão desde as ondas rádio, passando pela luz visível até aos raios gama. Neste projecto lidamos com campos de muito baixa frequência, até aos 300 Hz.

Onde existe o Campo Electromagnético?

Agora que vimos o que é o campo electromagnético, é normal que questione onde existem, especialmente no nosso dia-a-dia. Talvez comecemos por dizer que a maioria da população não faz ideia da quantidade de campos electromagnéticos a que estamos sujeitos na nossa rotina diária: desde os nossos telemóveis, passando pela televisão e até aos fios que transportam a corrente eléctrica existem inúmeros campos electromagnéticos. O funcionamento dos aparelhos electrónicos e o modo como comunicamos e transportamos informação quase instantaneamente, devem-se às ondas electromagnéticas que viajam à nossa volta. Resumidamente, sempre que existe uma carga em movimento é gerado um campo electromagnético, fenómeno este que ocorre muito frequentemente no nosso dia-a-dia.

Ao falar dos efeitos dos campos electromagnéticos na saúde humana é necessário ser prudente e compreender todo o seu âmbito.

Com base na informação recolhida pelo nosso grupo, pudemos concluir que até à data nenhum efeito nocivo significativo foi detectado com uma relação directa a estes campos, contudo observar tais efeitos requer estudos complexos e é recomendado moderação em certas exposições a campos electromagnéticos. Por outro lado pudemos observar com clareza que a nossa saúde é altamente beneficiada com tecnologias médicas que utilizam estes campos, como é o caso do raio-x, da TAC, da radioterapia entre inúmeras outras aplicações.

Leia com pormenor as interessantes conversas que o nosso grupo teve com profissionais na área em questão e fique a entender mais sobre o impacto na saúde dos campos electromagnéticos na nossa página das Entrevistas.

Nesta página iremos explicar o que necessita saber para compreender os fenómenos físicos estudados no âmbito do projecto, bem como os seus efeitos na saúde humana.

bottom of page