top of page

Medições

Para realizar as medições no âmbito nosso projecto foi-nos facultado o aparelho SPECTRA NF-5030, um analisador de espectros electromagnéticos. Medimos o campo eléctrico a três dimensões e o campo magnético a uma dimensão, todas as medições foram feitas para campos com frequências compreendidas entre os 0 e os 300 Hz.

Ambiente Doméstico

Fora do Ambiente Doméstico

Nalgumas medições efectuámos um estudo adicional: como varia a intensidade destes campos com a distância da sua fonte? Como não temos acesso a gruas nem a meios de medição da altura de certos objectos tivemos que fazer uma medição mais relativa, usando medições a diversas alturas do chão e não medições a determinadas distâncias da fonte como seria mais correcto. Pretendemos assim, não estudar com rigor o comportamento da intensidade dos campos com a distância mas sim podermos concluir ou não que a distância à fonte é uma variável relevante na intensidade de campos electromagnéticos.

Medição no campo, perto da aldeia de Giões:

Medição junto de cabos eléctricos comuns, aproximadamente a 9m de altura:

Medição junto de cabos de alta tensão e habitações, à altura dos postes de suporte:

Fotos de alguns Locais das Medições:

Na página das Conclusões encontram-se um conjunto de gráficos para uma análise mais simples.

 

Ao longo das medições efectuadas notámos alguma dificuldade em obter valores estavéis para o campo magnético: uma pequena variação na posição do aparelho resultava em variações relativamente grandes dos valores obtidos. O facto de por vezes o aparelho não detectar variações neste mesmo campo é um facto de nos despertou algumas dúvidas. Pensamos que estas dificuldades podem estar associadas talvez a uma deficiente configuração do aparelho pela nossa parte ou então pelo funcionamento do próprio aparelho.

bottom of page